Histórico do NEPHEM

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM) agrega docentes e pesquisadores que se dedicam ao tema da filosofia da história na Modernidade e à herança que esse período legará ao pensamento contemporâneo. Foi criado em 02 de outubro de 1998 e institucionalmente reconhecido por meio da Portaria nº 857 de 13 de outubro de 1999, assinada pelo então Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Prof. Dr. José Fernandes de Lima. Foram seus membros fundadores: Antônio Carlos dos Santos, Edmilson Menezes Santos, Everaldo Vanderlei de Oliveira, Sônia Barreto Freire, todos os quais professores do Departamento de Filosofia da UFS.  O núcleo se define, por um lado, como de estudos porque a partir da leitura dos clássicos do período é possível alimentar o exercício próprio à filosofia, isto é, a reflexão sistemática. Aqui também o grupo encontra sua face metodológica: discutido coletivamente, o universo conceitual do período pode apresentar aspectos bem explicitados, quanto à sua inteligibilidade filosófica, inseridos no espírito de uma razão que convive com o exercício livre e público de justificação. Por outro lado, o grupo quer, através da pesquisa, incrementar as interpretações originais acerca da época em foco, tendo por base uma estrutura teórico-metodológica que se apresenta de acordo com as áreas e interesses dos pesquisadores. Nestes 25 anos de atividade, o núcleo procurou alçar a pesquisa filosófica produzida na Universidade Federal de Sergipe a um patamar de excelência por meio de seus Seminários de Pesquisa, Ciclos de Conferências Nacionais e Internacionais, Grupos de Estudo, da Revista Philosophica (veiculada até 2010) e de numerosas publicações envolvendo seus membros e outros pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, a exemplo da USP, UNICAMP, UFBA, UESC, UFU, UFPR, Université de Sherbrooke (Canadá), Université Paris I – PanthéonSorbonne (França), Johann Wolfgang Goethe Universität/Frankfurt (Alemanha), Oblate School of Theology (Estados Unidos),  École Normale Superiéure de Lyon (França). O NEPHEM originou, como núcleo de sustentação, o GT- Filosofia da História e Modernidade, da ANPOF, bem como balizou a construção da linha de pesquisa Filosofia da História e Modernidade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe.

Página no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPQ)https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9202464317068594

Revista dos alunos do DFL-UFS é citada pela Rede Ibero-americana Leibniz
Sobre O manguezal na Espanha