11 de maio a 18 de maio

Lançamento e Ciclo de Debates Online do Livro Entre o Mito e a Política

De 11 a 18 de Maio de 2020

Ocorrerá um Ciclo de Debates Online para promover o lançamento do Livro Entre o Mito e a Política. Esta publicação realizada em formato eletrônica é uma tentativa de ampliar, para além dos muros das universidades, o diálogo entre a tradição intelectual das ciências humanas e os problemas que assolam o nosso cotidiano nacional.

O e-book está disponível para download e leitura nesse link. Na página do Facebook do livro serão transmitidos os debates com a participação de autores de capítulos do livro e convidados.

Para obter o certificado é preciso realizar a inscrição em sigaa.ufs.br por meio do caminho Extensão>Eventos> Lançamento e Ciclo de Debates online do Livro Entre o Mito e a Política.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

11 de Maio (segunda-feira)

18h Abertura - Michele Becker (UQTR, Canadá)
Coordenação: Deivid Silva

19h Estragando a fotografia: uma tentativa de pensar a polarização no Brasil - Arthur Grupillo (UFS)
Os limites da democracia - Igor Fontes (UFS)
Coordenação: Camila Moura

12 de Maio (terça-feira)

Uma razão que se expressa - Douglas Campos (UFS) e Renata Dias (UFS)
Coordenação: Pascoal Ribeiro

19h O microfascismo nosso de cada dia: tentativa de autocrítica - Mariana Lins(UFS) e Ricardo Andrade (UFRB)
Coordenação: Doramis Doria

13 de Maio (quarta-feira)

Maquiavel e a liberdade política – Emanuel da Silva (UFAL)
O combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil: Reflexões sobre o Governo Federal pós-2018 - Lucas Carvalho (UFS)
Coordenação: Pascoal Ribeiro

19h - Schopenhauer e a destruição da memória: da loucura à barbárie - Matheus Freitas (UFS)
Bolsonarismo e pós-verdade - Matheus Hidalgo (UFS)
Coordenação: Camila Moura

14 de Maio (quinta-feira)
16h - Articulações salgadas entre o mito e a política: como enfrentar o inominável? - Sandra Oliveira (UFS)
Coordenação: Marcos Damacena

19h - Projeto Escola Sem Partido: defesa ou ameaça às escolas? - Marcos Rabelo (UFS)
Pós-verdade, pré-fascismo e o Brasil - Matheus Cruz (UFS)
Coordenação: Allan Wolney

15 de Maio (sexta-feira)
16h Coordenação: Doramis Doria
Quem tem medo da ideologia de gênero? - Marcos Balieiro (UFS) e Giselle Secco (UFSM)
19h Coordenação: Carlos Figueiras
O discurso falso moderado - Alana Café (UFMT)
Regras hobbesianas para bem lidar com o discurso político - Mariana Santos (UFS)

16 de Maio (sexta-feira)
16h O lucro ou a natureza? A crise ambiental no Brasil atual - Sizinio Almeida (UFS) e Evaldo Becker (UFS)
Coordenação: Allan Wolney

19h “Liberal na economia, conservador nos costumes” e o cenário político do Brasil - Alexsandra Andrade (UFS) e João Caetano (UFBA)
Coordenação: Marcos Damacena

18 de Maio (segunda-feira)
19h Crise do neoliberalismo na América latina: pandemia, religião e impasse político
- Mariana Gainza (Universisade de Buenos Aires);
- Bruno Nadai (UFABC), e;