14 de outubro a 16 de outubro

XI Colóquio Nacional de Filosofia da História

Evento discute papel emancipatório da história entre 14 e 16 de outubro

A história pode ser encarada como um instrumento na luta contra a dominação e o fatalismo que alimenta o conservadorismo reacionário. Nessa perspectiva, a história tem seu papel a desempenhar porque, muitas vezes, trespassa os núcleos da certeza, tanto à esquerda quanto à direita. E assim, nos lembra que a emancipação se nutre das ações conjuntas dos homens e mulheres do passado.

A edição do XI Colóquio Nacional de Filosofia da História, que será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025, objetiva avaliar a contribuição da história para os movimentos emancipatórios, a reflexão decolonial, as posições laicas e seculares etc.

Local: Universidade Federal de Sergipe (Campus São Cristóvão)

Datas: 14, 15 e 16/10/2025

Formato: Conferências, mesas redondas (presencial), comunicações (presencial), lançamentos de livros.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo SIGAA-UFS.

Promoção: GT Filosofia da História e Modernidade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (PPGF/UFS).

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UFS, Departamento de Filosofia/ UFS, Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES), Grupo de Ética e Filosofia Política da UFS, Cátedra Marquês de Pombal (Instituto Camões/ UFS), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM–UFS).

Comitê Organizador: Saulo Henrique Souza Silva (GT Filosofia da História e Modernidade/ANPOF/UFS), Antônio Carlos dos Santos (UFS), Edmilson Menezes (UFS), Renata Prado Menighin (PPGF/UFS).

Comitê Científico: Maria das Graças de Souza (USP), Marcos Ribeiro Balieiro (UFS), Karine Salgado (UFMG). Marcelo de Sant’Anna Alves Primo (UFS), Fábio de Barros Silva (UFSJ).