Ter, 26 de janeiro de 2021, 19:13

Nota a respeito do retorno das aulas presenciais
O Conselho Departamental manifesta-se pela manutenção do ensino remoto para o período letivo 2020.2.

O Conselho do Departamento de Filosofia, em reunião extraordinária realizada em 26 de Janeiro de 2021, manifesta-se, por unanimidade, pela manutenção do ensino remoto ao longo do período letivo 2020.2. Como se sabe, o número de casos e o de mortes decorrentes da pandemia de Covid-19 estão há várias semanas em aceleração. No âmbito nacional, tanto o número de novos casos quanto o de mortes são parelhos aos que se via no pico da chamada “primeira onda”. Não há, portanto, qualquer fato novo que justifique o retorno às atividades letivas presenciais. Observe-se, ainda, que as próprias condições estruturais da UFS, bem como o fato de que muitos(as) dos(as) estudantes precisam utilizar o transporte público para chegar à Universidade, dificultariam enormemente quaisquer medidas preventivas.

Tendo a administração superior solicitado que nos manifestemos acerca das necessidades de nosso Departamento em um suposto retorno ao ensino presencial, comunicamos que este só poderá ser retomado com a disponibilização de vacina contra a Covid-19 para toda a comunidade acadêmica, ou seja, não apenas para professores, mas, também, para discentes, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados. Sem que essa condição seja satisfeita, a proposta de retorno ao ensino presencial na UFS exporá a risco de morte todos aqueles(as) que frequentarem a Universidade, de modo que se configurará, na melhor das hipóteses, em grave irresponsabilidade.

Conselho do Departamento de Filosofia

Atualizado em: Sáb, 18 de setembro de 2021, 08:05