Qua, 06 de outubro de 2021, 13:40

Ações Pedagógicas para o ENADE 2021
Coordenação de curso apresenta cronograma de atividades

Neste ano de 2021, os cursos de Filosofia do país serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Para trabalhar a importância de instrumentos de avaliação e a motivação dos estudantes para a realização do Exame, a coordenação do curso de Filosofia da UFS, com apoio do Conselho do Departamento de Filosofia, realizará um conjunto de ações pedagógicas junto aos estudantes concluintes do curso de licenciatura em Filosofia da UFS que foram inscritos no Exame. Atualmente, temos um total de 26 estudantes concluintes inscritos, sendo 17 do curso presencial e 09 do curso à distância e todos eles devem realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no próximo dia 14 de Novembro de 2021.

Um parte desta preparação será feita mediante encontros síncronos dos docentes do Departamento com os alunos inscritos para estudar, responder e comentar o conteúdo das provas das edições anteriores do Exame. Além de ser uma forma de revisar os conteúdos já trabalhados ao longo do curso de graduação, será uma boa oportunidade para os estudantes se familizarem com o formato e os tipos de questões da prova.

Os conteúdos da prova para o curso de Filosofia foram definidas pela Portaria 382/2021/INEP/MEC e guiaram a definição do seguinte cronograma* de atividades:

*sujeito à alterações..

Filosofia no Brasil;

Prof. Romero Venâncio

12 de Novembro

Didática e Ensino de Filosofia.

Prof. Christian Lindberg

11 de Novembro

Filosofia da Educação;

Prof. Christian Lindberg