A Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVII) realiza, na UFS, o seu segundo congresso que traz como tema “As Luzes e os dilemas de nosso tempo” e tem como objetivo reunir os seus membros associados para discutir os seus trabalhos de pesquisa, juntamente com o público interessado no "Século das Luzes",
Programação e resumo de trabalhos
- Programação (versão definitiva): Programação do II Congresso da ABES XVIII.pdf
- Caderno de Resumos: ABES_livro_resumos_2022 Final.pdf.
Inscrição para ouvintes
Acesse a página https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/home.jsf.
Justificativa do tema
Hannah Arendt havia escrito que “os tempos sombrios [...] não são novos; mais do que isto, não são raridades na história”. Vivemos hoje uma época sombria, é certo; não podemos ignorar, ainda nas palavras de Arendt, as urgências de nosso tempo. Assim, a comissão organizadora do 2º Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII propõe para o evento o tema “As Luzes e os dilemas do nosso tempo”. O tema é amplo de modo a acolher a diversidade das pesquisas realizadas hoje pelos colegas estudiosos do Iluminismo. Os impasses com os quais nos deparamos atualmente e que exigem a nossa reflexão são de várias naturezas: sanitária, econômica, política, cultural. A desigualdade, que devasta o nosso país, que se evidenciou, desta vez, no plano internacional, com a desigualdade vacinal no mundo, a ascensão de governos autoritários e o enfraquecimento das democracias, o recrudescimento dos preconceitos, a recusa do conhecimento e a consequente desvalorização das universidades e outras instituições de pesquisa são temas que encontram, entre os pensadores do século XVIII, um solo fértil para a nossa reflexão. São objetos de preferência dos autores que frequentamos em nossos estudos. Esperamos assim que os trabalhos apresentados em nosso Congresso a partir do tema proposto sejam não somente ocasião de dar continuidade ao processo de produção e difusão do conhecimento, mas também um exercício de liberdade e de resistência.
Comissão organizadora
- Antônio Carlos dos Santos (UFS)
- Marcos Balieiro (UFS)
- Maria das Graças de Souza (USP)
Comissão científica
- Helena Esser dos Reis (UFG)
- Cecília Almeida (UnB)
- Edmilson Menezes Santos (UFS)
- Thomaz Kawauche
Comissão de apoio
- Mariana Dias Pinheiro Santos (UFS)
- Renata Dias Ribeiro (UFS)
- Yaron Amaral Freitas Magalhães (UFS)
- Diego Andrade Nascimento (UFS)
Instituições apoiadoras
- Universidade Federal de Sergipe
- International Society for Eighteenth-Century Studies/Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle (ISECS/SIEDS)