Seg, 09 de fevereiro de 2026, 11:51

Ingrid Barbosa, egressa do Curso de Filosofia, é selecionada para participar de intercâmbio acadêmico
O intercâmbio ocorrerá entre os dias 21 de fevereiro e 8 de março, na República Dominicana.
Ingrid Barbosa, recém-graduada em Filosofia (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Ingrid Barbosa, recém-graduada em Filosofia (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Duas estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram selecionadas para o Programa Caminhos Amefricanos, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) voltada ao fortalecimento das relações Brasil-África e à promoção da igualdade racial. O intercâmbio acadêmico ocorrerá entre os dias 21 de fevereiro e 8 de março, na República Dominicana.
As estudantes participarão da edição do programa destinada ao país caribenho, que integra o Programa Sul-Sul, e desenvolverão atividades formativas, acadêmicas e culturais ao longo do período de imersão. A seleção das participantes ocorreu a partir de artigos desenvolvidos para o programa.

Uma dessas estudantes é Ingrid Barbosa dos Reis, recém-graduada em Filosofia pela UFS, vinculada ao Departamento de Filosofia (DFL/UFS). Sob orientação do professor Dr. Evaldo Becker. Ela desenvolveu trabalho de pesquisa intitulado “Condorcet: Reflexões sobre a escravidão: o pensamento de Condorcet e a Revolução no Haiti”, pesquisa essa que foi iniciada durante sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Segundo a pesquisadora, a proposta do programa possibilita ampliar o alcance da pesquisa acadêmica. “Eu iniciei a minha pesquisa com o Pibic e desde então eu tinha um apreço muito grande pela pesquisa. Quando surgiu o edital, eu achei a oportunidade perfeita de aplicar a minha pesquisa para além do acadêmico, porque eu posso fazer uma pesquisa de campo”, explicou.

Natural da Bahia, Ingrid também ressalta a importância da UFS em sua trajetória acadêmica. “Eu venho do lado interior da Bahia, onde as perspectivas de cultura são algumas. Então, eu tive a oportunidade de vir estudar aqui na UFS, onde o meu Departamento tem um campo de pesquisa muito amplo. Ter vindo estudar na UFS, ter tido o apoio do meu orientador, ter tido o apoio dos meus amigos, foi crucial para eu conseguir estar indo para lá”, destacou a pesquisadora.

O processo de preparação para o intercâmbio está sendo organizado pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a CAPES.


A notícia completa pode ser encontrada no seguinte vínculo eletrônico do Portal UFS:


Atualizado em: Seg, 09 de fevereiro de 2026, 11:56
Notícias UFS